Viagem de moto para o Atacama: uma inesquecível rota pelo deserto

Bem-vindo ao deserto mais alto e seco do mundo

Com mais de 100 km2 de extensão e variando entre 2 mil e 4 mil metros de altitude acima do nível do mar, o deserto do Atacama, no Chile, é um dos lugares mais mágicos onde você poderá utilizar sua moto para viajar. 

Tido como o local mais seco do mundo, ele será capaz de apresentar a você paisagens únicas, com gêiseres, lagoas cristalinas e oásis deslumbrantes que comprovarão que é possível encontrar biodiversidade mesmo em meio à aridez extrema.

Se você busca um roteiro que o afaste um pouco da cidade grande e o coloque em contato com um cenário natural fascinante, uma viagem de moto para o deserto do Atacama deveria ser a sua primeira opção de destino!

Trocando o asfalto pelas areias

Para quem trabalha todos os dias em um escritório de 9h às 18h e está contente com isso, viajar de moto pela América do Sul pode parecer uma ideia maluca – e, de certa forma, é. Porém, seria desolador desperdiçar a chance de conhecer um local com estradas cinematográficas, além de uma fauna e uma flora que mostram como prosperar mesmo em meio à seca.

Às vezes, a rotina nos exige uma certa dose de loucura… E, depois, ela nos recompensa com paisagens hipnotizantes que não podem ser comparadas com nada que já se tenha vivido antes na previsibilidade e na segurança da “selva de pedra”.

Vai ser difícil para você encarar o Atacama sem entrar em uma espécie de transe, com o vento batendo no rosto e fazendo você se sentir mais livre do que jamais se sentiu. Essa é a viagem ideal para fazer com que você tenha mais do que um destino a encontrar: é uma experiência de vida, um encontro consigo mesmo. 

Um oásis em meio à seca: San Pedro de Atacama

Em alguns pontos do Atacama, nunca houve registro de chuva. Imagine pilotar sua moto por um solo que em nenhum momento recebeu uma gota sequer proveniente das nuvens. Isso é algo que intriga climatologistas e geógrafos do mundo inteiro!

No entanto, nem só de seca vive o motociclista que se aventura pelo deserto mais famoso da América do Sul. A cidade de San Pedro de Atacama, com suas fontes termais, vulcões e salinas é o ambiente perfeito para descansar após um longo dia na estrada chilena.

Em San Pedro, você encontrará diversos tipos de acomodações, restaurantes e passeios. Poderá conhecer o Vale da Lua, uma paisagem visualmente intrigante que dá o tom desse cenário quase sobrenatural: suas três pontas, conhecidas como Três Marias, parecem pás afiadas esculpidas pelo vento.

Em San Pedro, aproveite para abastecer sua moto

Gasolina não é um recurso muito abundante no deserto, como você pode imaginar. Você precisará pilotar por centenas de quilômetros antes de ter a chance de encher o tanque da sua moto para viajar, então seja precavido. 

San Pedro é um bom local para encontrar gasolina: vá até o único posto disponível e abasteça, porque a próxima oportunidade somente ocorrerá em Calama.

É também um grande momento para se misturar com os locais e comer empanadas no Emporio Andino, que fica logo na entrada da cidade. Peça algumas para viagem e não esqueça de comprar água potável; tenha certeza de que você vai precisar bastante, por conta das famosas variações bruscas de temperatura no deserto.

Se for um apaixonado por animais, pode tentar a sorte de ver os flamingos selvagens em alguma das lagoas que ficam a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, como a Laguna Chaxa. Eles migram para as lagoas com o objetivo de se alimentar, acasalar e se reproduzir.

Siga os conselhos dos moradores locais

As terras de San Pedro são habitadas há mais de 12.000 anos pelo povo indígena conhecido como atacameños ou atacamas. Conhecer a Laguna Chaxa e a região no entorno significa adentrar um território que é regulado, protegido e controlado pelos atacamas. As taxas cobradas por eles são uma forma de manter o local conservado.

É provável que algum dos atacamas o aconselhe a beber muita água, por conta do Sol e do sal contido na terra. Não subestime esse “toque”: a desidratação no Atacama pode ser severa e, como toda desidratação, é silenciosa. 

Vale a pena pegar a moto para viajar pelo Atacama?

Ainda que a viagem de moto pelo Atacama possa ser cansativa, o deserto provoca um êxtase, um deslumbramento que é algo difícil de esquecer e que faz toda a jornada valer a pena.

Opte sempre por viajar durante o dia, já que muitos animais têm hábitos noturnos e, além disso, a queda de temperatura pode tornar tudo muito mais complicado. Sair com o nascer do sol e parar para descansar assim que se aproximar o pôr do sol: essa é a melhor estratégia para aproveitar tudo o que o deserto mais mítico do mundo tem a oferecer.

Quando a noite chega, o céu estrelado do Atacama permite uma observação única do Universo. Observar as estrelas lá é incomparável, porque a Via Láctea pode ser vista como uma faixa vívida de luz, sem nenhuma nuvem.

Quer conhecer um roteiro completo de viagem de moto pela América do Sul?

Não, você não leu errado: é possível preparar sua moto para viajar do Brasil até a Bolívia, o Peru, o Chile, a Argentina e a fronteira com o Paraguai, seguindo um roteiro com os melhores pontos turísticos, restaurantes, postos de gasolina, hotéis e pousadas!

Se você quer se tornar um viajante internacional com a sua moto e não sabe por onde começar, o Guia Definitivo do Viajante de Moto, de Guilherme Cavalcante, é a melhor referência que você terá para empreender uma viagem com segurança.

Um passo a passo com informações extras e fotos em alta qualidade para você seguir a mesma rota que o autor do livro. Inclui uma checklist completa com 174 itens importantíssimos para você fazer a viagem dos seus sonhos! Saiba mais aqui.

A venda do Guia Definitivo do Viajante de Moto só pode ser realizada através deste site, registrado em nome de Guilherme Carreira Cavalcante. Qualquer outro site onde você encontre este programa é uma FALSIFICAÇÃO e vai contra as leis. Evite falsificações e recuse conteúdos ilegais ou pirateados. NÃO adquira livros ou cursos parecidos e que não são baseados em anos de experiência prática. Não nos responsabilizamos por compras realizadas em outros sites.

GCMotur 2022 © Todos os Direitos Reservados